Criado pela Agência de Pesquisa de Projetos
Avançados de Defesa dos EUA, avião pode alcançar uma velocidade 17 vezes
maior que a do som.
O voo experimental com um protótipo do
Falcon HTV-2 (HTV significa Hypersonic Technology Vehicle), a aeronave
mais rápida até hoje construída, não teve o final esperado: o contato
com o Pentágono foi perdido poucos minutos após o avião começar a
sobrevoar o Oceano Pacífico. A última atualização afirmava que a
aeronave, que não é tripulada, tem capacidade para concluir o voo de
maneira autônoma.
O Falcon HTV-2
pode alcançar a velocidade de 20.921 quilômetros por hora, 17 vezes a
do som. Foi elaborado em 2003, como resultado de um projeto do Pentágono
para criar uma aeronave que pudesse chegar a qualquer parte do mundo em
menos de uma hora (ele pode fazer o trajeto entre Los Angeles e Nova
York em 12 minutos, enquanto um voo comercial leva seis horas) e
suportar temperaturas de quase 2.000 graus Celsius.
Em abril do ano passado, a aeronave já havia passado por um teste,
também frustrante: a missão foi abortada nove minutos depois da
decolagem em função de uma anomalia técnica detectada durante o
lançamento. Após a tentativa, os engenheiros modificaram o desenho e
padrões de voo.
Antes de ser testada no ar, a aeronave também foi avaliada em
simulações computacionais e túneis de vento. Mas apenas condições reais
de voo podem garantir que ele suporte as altas velocidades e
temperaturas para as quais está programado. Os dois experimentos
realizados até agora tiveram um custo de 308 milhões de dólares, segundo
dados da própria Darpa.
Matéria publicada na Veja em 11/08/2011 >
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